top of page

SOBRE O CONGRESSO

 

 

O Congresso dos Trabalhadores nos COrreios do Paraná
 
Este congresso, instância máxima de representação da categoria, visa debater assuntos pertinentes aos trabalhadores dos Correios, bem como de interesse da classe trabalhadora em geral. Haverá debate das diferentes visões do que acontece no mundo, das retiradas de direitos que viemos sofrendo no governo Dilma/PT, o movimento da economia mundial e do papel do movimento sindical no Brasil.

 

Com isso, pretendemos aprofundar o conhecimento acerca do processo de reestruturação dos Correios, por meio da CorreiosPar S.A. e tomar a decisão sobre como encampar a luta contra estas medidas.

 

Além disso, faremos as discussões de temas específicos, como encontro temático, sobre raça, gênero e anistia. Assim, queremos debater os mecanismos do capital para aumentar a exploração de setores da nossa classe a partir do preconceito racial e da submissão imposta as mulheres. Queremos, também, debater sobre a perseguição política que demitiu vários trabalhadores dos Correios quando se envolveram nas lutas da categoria e que hoje lutam pela anistia e a volta ao trabalho.

 

Diante de tudo isso, os trabalhadores não podem ser agentes passivos da história, mas sim demonstrar que quem produz toda a riqueza da sociedade é quem deve marchar a frente e definir os rumos da sociedade.

 

O Sintcom-PR deseja um ótimo congresso a todos!

VÍDEO:

CORREIOSPAR

S.A.

 

 

HOMENAGEM AOS QUE SE FORAM

 

 

Este congresso dos trabalhadores dos Correios do Paraná de 2015 é em homenagem a um grande companheiro que nos deixou há pouco tempo: Jurandi Damião da Silva.

 

Damião foi um bravo combatente da nossa classe, que dedicou sua vida à construção das lutas da categoria e do conjunto dos trabalhadores.

 

Nosso companheiro foi um homem de seu tempo. Veio do Piauí para construir a vida em Curitiba e se engajou no movimento sindical quando trabalhava nos Correios. Ajudou a construir o Partido dos Trabalhadores (PT) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e, quando estes instrumentos passaram a agir contra os interesses dos trabalhadores, teve a postura firme de dizer: não mais em nosso nome! Rompeu com as organizações que ajudou a construir, rompeu com antigos aliados e assumiu à frente da organização da categoria para que o SINTCOM-PR voltasse para as mãos dos trabalhadores.

 

Além da saudade, Damião nos deixou seu exemplo de firmeza e de dedicação à luta. Temos certeza que a organização desse congresso seria um momento de muita realização para o nosso companheiro, que se orgulharia com o avanço no processo de reconstrução do sindicato ao qual tanto se dedicou. A memória de Damião e o seu exemplo de dedicação permanecem vivos conosco em cada luta de nossa categoria e na luta de toda classe trabalhadora. Por isso, repetimos bem alto: Damião, presente!

 Damião deixou saudades também em seus familiares, esposa e filhos, que davam suporte e permitiam que ele se dedicasse por completo ao movimento dos trabalhadores. A eles, nosso sincero agradecimento e solidariedade.

 

Queremos prestar também as justas homenagens a outros militantes da luta sindical da categoria. Devemos lembrar do camarada João Arcanjo da Silva Souza, carteiro do CDD CIC e um grande militante. Arcanjo conhecia profundamente os anseios da categoria e nunca dependeu do sindicato para organizar a luta junto com os companheiros de unidade. Ele faleceu quando sofreu um acidente na garupa de uma moto com o companheiro João Carlos do Nascimento (que também se machucou gravemente, mas já está em processo de recuperação) quando iam para uma reunião de delegados sindicais do SINTCOM-PR. Lembramos o ex-diretor do sindicato, Osmar Silva, que faleceu vítima de um câncer. Recordamos do companheiro Osvaldo Vieira Lima Júnior,  que também era militante do CDD CIC e que foi demitido da empresa por perseguições políticas. Nesse congresso, homenageamos também o companheiro Olindo André Batistela, do CDD Santa Cândida. Foi um companheiro atuante na organização e lutas da categoria, que faleceu em decorrência um grave acidente de moto. Todos se foram nos anos de 2013 e 2014.

 

Além destes, lembramos de cada um dos membros da nossa classe que perdeu sua vida na luta ou em decorrência das péssimas condições de trabalho e de vida a que somos submetidos para que o capital aumente sua exploração sobre nós.

 

Em homenagem a cada um destes camaradas dizemos em alto e bom som: não abandonaremos a luta! Damião, Arcanjo, Osmar, Osvaldo e Olindo: PRESENTES!

bottom of page